top of page

SOBRE

© Felipe Abe 2016

Adrian Borges é natural da cidade de Jaguarão/RS, onde iniciou seus estudos de piano no Instituto Musical com a professora uruguaia Sandra Freire. Posteriormente, ingressou no bacharelado em música da UFPel/RS,  no ano de 2007, tendo sido aluno da Profª Drª Joana Holanda. Durante a graduação, além de bolsista de correpetição, fez parte de projetos de extensão como “Ópera na Escola”, “Tertúlias Musicais” e “Jornada Cage”, tocando a obra The Perilous Night de John Cage para piano preparado. Concluiu seus estudos na UFPel em 2011.

Participou de diversos master-classes com renomados pianistas do Brasil e do exterior, entre eles: Olinda Alessandrini, Ksenia Nosikova, Martine Joste, Lucia Barrenechea, Ney Fialkow, Cinzia Bartoli e Guigla Katsarava. Teve participação também em festivais como o “Festival de Inverno de Vale Vêneto” em 2008, FIMP (Festival Internacional de Música no Pampa) em 2010 e 2011 e do II e V “Festival Internacional SESC de Música” (Pelotas-RS), no qual tocou a peça Pini di Roma de Respighi com a orquestra acadêmica e a ópera Die Zauberflote de Mozart respectivamente. Igualmente, foi pianista colaborador em master-classes com cantores como Luisa Giannini, Daniella Carvalho, Eliane Coelho e Mariella Devia.

 

Em 2010 foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas, sendo selecionado para tocar junto a Orquestra de Câmara Fundarte na temporada de 2011. E em 2014 concluiu a especialização em Piano Acompanhamento pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, sobre a coordenação da Profª Drª Maria Teresa Madeira. A partir daí integrou por dois anos a Academia de Ópera do Theatro São Pedro.

 

Desenvolve, ainda, uma promissora carreira como solista, camerista e pianista de ópera, com atuações nas principais cidades do Brasil e Uruguai tendo participação em montagens com piano de titulos como La Traviata – Verdi, Don Pasquale – Donizetti, La Donna del Lago – Rossini e Idomeneo – Mozart.

bottom of page